Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quarta, 24 de Abril de 2024

Esporte Lazer e Turismo

DAMAS DE PARAPUÃ BRILHA EM COMPETIÇÃO NACIONAL EM JUNQUEIRÓPOLIS

Terça, 23 de junho de 2015 às 11h08

O DEMELT, Departamento Municipal de Esporte de Parapuã, enviou a delegação de damistas de Parapuã, em sua maior parte formada por alunos do Programa Aprender Brincando, e essa, brilhou nas disputas da 2ª Copa Aniversário de Junqueirópolis de Damas (válida como Circuito Nacional). Nossos damistas venceram três das sete etapas e conquistaram 15 das 35 premiações distribuídas.
O Programa Aprender Brincando é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Parapuã, através do seu Departamento Municipal de Educação, levando o jogo de damas nas escolas municipais como ferramenta de auxílio na melhoria do desenvolvimento educacional do aluno.
E um dos destaques da nossa delegação mais uma vez ficou por conta das categorias menores, onde nossos damistas do Programa Aprender Brincando fecharam o pódio da categoria Até 10 Anos, conquistando todas as premiações da categoria. O pódio do Até 10 Anos ficou assim: 1º) Paulo Cesar Oliveira, 2º) Pedro Henrique Delapaz, 3º) Maria Eduarda Simplício, 4º) João Pedro Nascimento e 5º) Adriano Alberto Rocha.
Na categoria Até 13 Anos os damistas Parapuã também subiram em massa no pódio. Cauê Gonçalves Dionísio em 2º, Mayan Augusto Oliveira em 3º e Adriano Inácio Junior em 4º trouxeram mais três medalhas para nosso município.
Parapuã também teve destaque nas demais categorias com dois damistas conquistando premiação dupla.
Vitória Inara Gonçalves conquistou o título na categoria Até 16 Anos e a 4ª colocação na Categoria Feminino. Já Leandro Orlandini Garcia Jesus brilhou conquistando o título da categoria Até 19 Anos e levando Parapuã ao pódio principal, conquistando brilhantemente a 5ª colocação no absoluto.
Outro destaque individual foi a damista Maria Eduarda Simplício, que conquistou índice para entrada no Rating (Ranking) Nacional da Confederação Brasileira de Damas. Esse feito fica ainda mais valorizado ao vermos que a damista tem apenas 09 anos de idade, algo raro de ser conquistado com tão pouca idade.
Para os professores Ana Paula Freitas Souza e Sidnei Oliveira Souza esta competição foi extremamente proveitosa pelo intercâmbio promovido com as mais diversas escolas e seus métodos de ensinamento. Ficou comprovada a eficácia do Programa Aprender Brincando nas escolas, pois, foi na faixa etária desse trabalho onde Parapuã teve mais destaque nesse circuito nacional.
Individualmente também foi um grande teste para nossos alunos pois esteve presente na disputa damistas do quilate de Mario Ramos Sobrinho (atual 4º melhor do Brasil e 8º melhor das Américas em damas de 100 casas) Alcebíades Gonzaga (campeão brasileiro em 2000 e 4º melhor damista do mundo em 2002), dentre outras forças do Estado.
Agora as atenções da delegação de damas do Departamento Municipal de Esporte de Parapuã (DEMELT) estão voltadas para as disputas dos Jogos Regionais, onde disputará a 1ª divisão da modalidade. Os Jogos Regionais acontecerão em Osvaldo Cruz e o jogo de damas será disputado entre os dias 16 a 20 de julho.