Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quarta, 24 de Abril de 2024

Educação

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROPORCIONA CAPACITAÇÃO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Terça, 28 de julho de 2015 às 09h40

No último dia 23 de julho, Professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal participaram de uma palestra formalizada pelas técnicas do CRAS e pela técnica social de Atendimento de Medidas Socioeducativas com o tema "Um olhar para a Subjetividade Humana e Estratégias de Enfrentamento do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)". O tema, contextualizado com parâmetros científicos, médicos e psicanalíticos, foi muito bem colocado ocorrendo a participação ativa dos professores finalizando com a proposta de uma parceria entre CRAS e Educação para constituição de um Grupo de Apoio às famílias das crianças portadoras dos sintomas.
Ocorrerá, ainda, no dia 28, capacitação específica para uso do Portal Digital, com a formadora Cintia Acioli da cidade de São Paulo, os professores dos 4ºs e 5ºs anos, estarão explorando e esclarecendo as dúvidas sobre os recursos do sistema e como utiliza-lo como metodologia no processo de ensino e aprendizagem. O investimento da Prefeitura Municipal de Parapuã para a utilização das tecnologias com os alunos da rede municipal, permitiu inserir a comunidade escolar ao ambiente virtual educativo, o uso das tecnologias como ferramenta didática no processo ensino aprendizagem causam aspectos positivos no rendimento escolar dos alunos porque são poderosos instrumentos didáticos para dinamizar e aperfeiçoar as aulas. Os professores dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos, estarão nesse dia, em formação do PNAIC (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa), com objetivos de conhecer as orientações gerais para o PNAIC 2015 e retomar os conteúdos dos cadernos de Língua Portuguesa.
Os dias 29, 30 e 31 estão reservados para que gestores e o corpo docente da Rede Municipal de Ensino participem do Replanejamento Escolar, com o intuito de elencar novas instruções para o segundo semestre de 2015.
O Replanejamento Escolar está sendo proposto como um meio para programar as ações docentes, e também um momento de pesquisa e reflexão acerca do desempenho de mestres e alunos. A percepção de cada professor contribui para a formação de uma visão comum sobre a organização e coordenação das atividades propostas para alcançar os objetivos pretendidos no decorrer do processo de ensino.
Essas atividades serão ministradas pelas Coordenadoras Pedagógicas que tem oferecido, periodicamente aos docentes, capacitação profissional para aplicação dos conteúdos dos Programas do Ler e Escrever, EMAI (Educação Matemática dos Anos Iniciais) e PNAIC, visando a potencialização do desempenho de alunos e professores.
A Diretora de Educação, Prof.ª Rosa, iniciou o ciclo de capacitações dizendo: “Juntos quero, nessa volta às aulas fortalecer nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. Espero que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados, que cada um trilhe com responsabilidade os caminhos para uma educação de qualidade. Dou as boas vindas, um bom retorno e desejo um segundo semestre letivo de comprometimento e realizações”.