Parapuã, Segunda, 24 de Setembro de 2018

Você está aqui: Página inicial / Notícias / Cultura

Terça, 15 de maio de 2018 às 07h39

Equipe do Museu Drº. Bruno Giovannetti realiza exposição numismática nas escolas municipais

No início do mês de maio a equipe do Museu Drº. Bruno Giovannetti realizou nas escolas EMEI de Parapuã, EMEF Profª Zizi Pereira de Souza, EMEF Córrego Rico e EMEF da Vila Santa Helena. exposição de numismática (cédulas e moedas antigas). A exposição mostrou aos alunos parte da coleção numismática do Museu, representada cronologicamente através das moedas e cédulas de diversos períodos históricos do país. O objetivo foi oferecer a possibilidade de os alunos descobrirem um pouco da História do Brasil. O hábito de colecionar está diretamente ligado ao comportamento humano. Alguns cientistas afirmam que desde a pré-história há evidências de que humanos já colecionavam diversos objetos. Dentre as práticas de colecionismo mais conhecidas e antigas, a numismática se destaca. Numismática é o termo utilizado para o estudo científico das moedas, medalhas, cédulas e qualquer peça monetiforme, ou seja, que possam representar algum valor monetário. Além do colecionismo, é uma forma de conhecer e estudar a história dos povos, pois a numismática faz uso de diversas áreas do conhecimento para estudar as moedas, identificando-as no tempo e espaço histórico.