Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 29 de Março de 2024

Agricultura e Abastecimento

Parapuã participa de Encontro que busca integração entre produtores rurais e compradores

Segunda, 30 de junho de 2014 às 08h56

O Sebrae oferece aos produtores rurais ajuda na gestão dos negócios. A instituição também orienta e apoia as inovações tecnológicas
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Marília realizou na tarde do dia (4) na Unimar (Universidade de Marília) o 1º Encontro de Relacionamento e Negócios de Marília e Região. O evento teve como objetivo promover a interação entre compradores e vendedores de produtos agropecuários. Aproximadamente 20 expositores dentre eles diversos Olericultores de Parapuã com parceria com Projeto Empreender e ACIP Associação Comercial e Industrial de Parapuã e Associação dos Produtores Rurais de Parapuã e Prefeitura Municipal de Parapuã. Representando o município estavam o Engenheiro Agrônomo Juliano de Paula, Responsável pela Agricultura Beto e agente do Empreender Juliana São João Fernandes.
Segundo Marcelo Montagnana, gerente do escritório regional do Sebrae Marília, o evento foi organizado para integrar de forma dinâmica o mercado. Produtores de várias cidades da região estiveram no evento.
“Nosso objetivo não é atingir o consumidor final, mas sim proprietários de restaurantes, hotéis, bares e outras empresas alimentícias. No entanto, focando sempre no pequeno produtor, que não tem volume para atender o mercado maior”, informou Montagnana.
Para o presidente da Associação Bairro Centro Mesquita (Abacem), Ordilei Armando Pereira, 29, o evento proporcionou uma rede de contatos importantes. A integração entre as próprias associações também foi beneficiada.
“Achei interessante a proposta. Contamos com 25 associados que produzem diferentes tipos de alimentos. Esse evento contribuiu com novos contatos”, disse Pereira.
Para Roberto Doratiotto, 48, produtor rural e associado da Abacem, ainda há muito mercado para ser conquistado, principalmente na região.
“Há um ano, o grupo está inserido no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do governo federal, que distribui 30% da produção dos alimentos para escolas públicas da cidade. Mas almejamos um mercado maior”, revelou.
O Sebrae oferece aos produtores rurais ajuda na gestão dos negócios. Segundo Montagnana, a instituição orienta e apoia as inovações tecnológicas. “Visamos as ações do mercado. Damos suporte para melhorar as técnicas utilizadas para gerir a empresa”, informou o gerente do Sebrae Marília, que já pensa em uma próxima edição do evento para novembro.
PROJETO
O Sebrae Marília e o Ceasa estão planejando um novo serviço de distribuição de alimentos para a cidade e região. Segundo Montagnana, uma central de vendas deverá ser criada em breve no Ceasa. O objetivo da proposta é suprir o grande mercado com uma equipe de pequenos produtores.
“Às vezes apenas um agricultor não pode atender uma demanda grande. Contudo, se houver um grupo de produtores trabalhando em conjunto o cenário muda. A região tem demanda e oferta, falta sincronizar”, pontuou.