Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Abril de 2024

Agricultura e Abastecimento

IV Grande Feira Casul acontece nos dias 15 e 16

Terça, 13 de agosto de 2013 às 13h59

Nos próximos dias 15 e 16 de agosto será realizada a IV Grande Feira Casul, no centro de lazer da Casul, em Parapuã. O evento é promovido pela Cooperativa Casul, que abrange vários municípios da região, como Osvaldo Cruz, Rinópolis, Rancharia, Martinópolis, e outros.
Segundo o diretor superintendente da Casul, Júlio Castro de Arruda, a programação terá diversas palestras com temática agropecuária durante todo o dia. A feira tem como proposta reunir os cooperados da região para se atualizarem sobre produção de algumas culturas e mercado.
Entre as temáticas estão a seringueira, novo código florestal, amendoim, café, plantio e produção, nutrição e adubação, mercado de borracha e pecuária com o mercado bovino. Os interessados em participar deverão entrar em contato pelos telefones (18) 3582 9090 e (18) 9143-8630.
A Casul começou com uma em 1960. O senhor José Morales Agudo (Zé Grande) reuniu 59 produtores de café da nossa região com o propósito de constituir uma cooperativa tendo como objetivo principal o de padronizar e exportar toda produção dos seus associados e também defender seus interesses, tanto na comercialização dos seus produtos como também na assistência e fornecimento de bens de consumo para suas lavouras. No dia 6 de março daquele foi então realizada a assembléia geral de constituição da cooperativa, sendo naquela reunião aprovado seus estatutos. Com o financiamento conseguido junto ao Instituto Brasileiro do Café e com integralizações de cotas partes pelos cooperados presentes, teve início à construção dos armazéns, tulhas, balança, escritórios, etc.
As instalações da cooperativa foram inauguradas em 22 de abril de 1961. Iniciou-se uma nova vida para a cafeicultura regional. A cooperativa recebeu naquele ano 119.204 sacos de café em coco, que resultaram em 40.783 sacos de café beneficiados. Em 1964 foram construídos mais 1.000 m2 de armazéns e 300 m2 para setores administrativos, com um pavimento superior, e os trabalhos seguem até hoje.