Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 19 de Abril de 2024

Agricultura e Abastecimento

Comitiva de Parapuã participa da entrega de mais 343 máquinas pelo MDA

Quarta, 26 de maro de 2014 às 08h20

Prefeito Samir acompanhado por Marquinho Mecânico Ex Presidente do PT de Parapuã, Alcides Borghi militante do PT de Parapuã, Irmão Jerôncio, e vereadores Glauco Monteiro e Robertinho, participaram da cerimônia de doação de equipamentos do PAC2 realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Araçatuba, na tarde desta terça-feira (25).
Parapuã assinou o recebimento de uma motoniveladora e um caminhão-caçamba, que em breve ira auxiliar nos trabalhos da municipalidade.
“Na verdade, temos todos os motivos para festejar porque, com este evento, atingimos a marca de 1006 equipamentos entregues pelo MDA a municípios paulistas. Até o fim do programa, as 521 prefeituras selecionadas pelo PAC2 terão recebido mais de 1,5 mil equipamentos, que ajudarão no trabalho de quase um milhão de agricultores familiares”, salientou o ministro ao enfatizar que o fato das máquinas serem produzidas no Brasil garantem o emprego de milhares de trabalhadores na indústria, sobretudo do estado de São Paulo. “São essas máquinas que ajudam a melhorar a renda dos nossos agricultores e que contribuem para o desenvolvimento do País”, acrescentou.
Pouco antes do início da cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff, que não pôde comparecer ao evento, enviou uma mensagem aos presentes por meio de um vídeo, no qual também destacou a importância da indústria nacional na fabricação dos equipamentos. “Já produzimos cerca de 11,5 mil máquinas e a nossa meta, agora, é chegar aos 18 mil, beneficiando 5.060 municípios com menos de 50 mil habitantes, incluindo os 1.440 que fazem parte da região do Semiárido e da área da Sudene. Nossa indústria nacional está operando em toda a sua capacidade”, salientou a presidenta.
“Hoje os municípios estão radiantes de alegria. Com estas máquinas adquiridas a custo zero, conforme ressaltou a presidenta Dilma, poderemos ajudar produzir a riqueza dos municípios, dando uma basta na miséria do Brasil”, disse a prefeita do município de Tanabi, Maria Isabel Lopes Repizo, que discursou em nome dos prefeitos contemplados.
PAC2 SP
O lote dos equipamentos entregue em Araçatuba é composto por 163 motoniveladoras e 180 caminhões-caçamba, totalizando um investimento do MDA superior a R$ 115 milhões. Os veículos serão utilizados na construção e conservação das estradas vicinais – que ligam o campo aos municípios e por onde passa a produção dos agricultores familiares. A previsão é de que as máquinas entregues às 230 prefeituras paulistas venham beneficiar uma população rural de mais de 400 mil pessoas, dentre as quais 65 mil famílias de agricultores.
Além do ministro Miguel Rossetto, estiveram presentes outras autoridades, tais como: o prefeito municipal de Araçatuba, Aparecido Sério; o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e o delegado federal do MDA em São Paulo, Reinaldo Prates. Também participaram dirigentes e integrantes de movimentos sociais como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
O setor privado também esteve representado pelo ex-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Mário Fioretti.