Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 28 de Março de 2024

Administração e Finanças

Procon: 40% das reclamações são referentes a compra pela internet

Terça, 13 de agosto de 2013 às 13h53

Os consumidores que optam pelo comércio eletrônico ao adquirir um produto, podem deixar passar despercebidos detalhes que, assim como em qualquer tipo de comércio, são fundamentais para fazer valer seus direitos. Nesse sentido, o Procon de Parapuã faz algumas recomendações que podem evitar muitos incômodos.
Segundo o coordenador Roberto Barros Ferreira, 40% das reclamações dos parapuenses são referentes a compra pela internet, 30% telefonia móvel e outros 30% de assuntos diversos.
Uma das mais importantes é a respeito da credibilidade dos sites de compras. Para tanto, é preciso verificar se não há reclamações da empresa, o que pode ser feito no portal do Procon-SP, www.procon.sp.gov.br ou na sede do órgão, que funciona em anexo a Prefeitura. “Vale também pesquisar o nome da empresa nos portais de busca e obter informações com pessoas que já o tenham utilizado”.
É necessário observar no site se constam todos os dados do fornecedor e desconfiar se apenas apresenta um telefone celular. “O fornecedor deve ter CNPJ, e é possível verificá-lo no site da Receita Federal”, explica.
Entrega. O consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega, para que o presente não chegue de¬pois das festividades. A informação do prazo de entrega deve constar na hora da compra para que o consumidor possa fazer seu planejamento. Outro fator importante a ser observado refere-se a despesas adicionais que podem ocorrer com fretes ou taxas.
Na hora de pagar, se a opção for o cartão de crédito, o cuidado precisa ser redobrado. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem a obrigação de apre-sentar outras formas de pagamento, estabelecendo que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias. “E, recentemente, chegou as cartilhas no Procon, onde a população pode retirar”.
O Procon de Parapuã fica na avenida São Paulo, 1113. Mais informações pelo telefone 3582-1636. A unidade funciona das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.