Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quarta, 24 de Abril de 2024

Administração e Finanças

Prefeitura reativa sistema de monitoramento para evitar vandalismo

Sexta, 08 de abril de 2016 às 09h03

A Prefeitura de Parapuã anunciou medidas para conter a ação de vândalos que destroem o patrimônio público. Anualmente, o município tem prejuízo de mais de R$ 36 mil devido à depredação de locais, como a fonte luminosa, palco atrás do ginásio de esportes, banheiros públicos, iluminação e paisagismo.
Nesta quinta-feira (7), o prefeito Samir Alberto Pernomian anunciou a reativação do sistema de monitoramento nos principais pontos de Parapuã, como entrada da cidade, praça da Matriz e rodoviária, com intuito de identificar os responsáveis pelo vandalismo, além de oferecer mais segurança para população.
“Há cerca de três anos instalamos as 10 câmaras, que agora estão sendo reativadas com objetivo de amenizar as despesas da Prefeitura para arrumar os locais públicos alvos de vandalismo. O dinheiro gasto por mês, mais de R$ 3 mil, poderia ser investido em setores como a educação e saúde, se uma minoria da população tivesse a consciência dos seus atos”, afirma.
Como o vandalismo é crime previsto pelo Código Penal, ao identificar o autor do ato será encaminhado para as autoridades policiais tomarem os devidos sansões previstos na lei.  A pena varia de seis meses a três anos de detenção e multa.
Outra medida que a Administração Municipal está estudando é a colocação de grade na fonte luminosa para evitar outros danos no local. “Foram gastos quase R$ 200 mil para revitalização deste espaço tradicional de convívio da população, mas por causa de alguns baderneiros teremos que tomar atitudes para que a fonte não seja danificada novamente”, comenta.
Com a reativação do monitoramento na praça da Matriz, a fonte luminosa também será vigiada pelas câmeras da Prefeitura. “Se alguém testemunhar ações de vandalismo deve procurar a polícia e a prefeitura para denunciar, já que depredação de patrimônio público é crime”, finaliza Samir.