Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Terça, 16 de Abril de 2024

Administração e Finanças

Prefeitura entrega obra de Restauração da Fonte Luminosa

Quinta, 23 de outubro de 2014 às 12h36

No dia 04 de outubro a prefeitura de Parapuã realizou a entrega da revitalização da fonte luminosa, da praça da matriz, evento contou com grande participação da população, que pode apreciar grandes apresentações musicais bem como a beleza de nosso maior cartão postal, nossa fonte.
Evento contou com a presença do Prefeito Samir, primeira Dama Sandra, vice prefeito Irmão Jerôncio, Padre Nelson, vereadores Robertinho Biá e Chico Tabaco, Presidente da ACIP Braz Ferreira Dionizio, diretores municipais e familiares de Afonso João Lopes, prefeito que construiu a fonte em seu mandato entre os anos de 1964 e 1968.
Para abrir o evento alunos das EMEFs Zizi Pereira de Souza, Vila Santa Helena e Córrego Rico cantaram o hino de Parapuã, após teve a primeira apresentação da Banda Municipal que foi iniciada a poucos meses, e funciona no Projeto Espaço Amigo (Centro Comunitário). A Banda Marcial de Osvaldo Cruz realizou sua apresentação e após teve início a cerimônia de inauguração que teve momentos emocionais proporcionados a família de Afonso João Lopes, prefeito Samir destacou a importância desta obra que traz de volta a família a praça como faziam antigamente, que vinham para apreciar a beleza desta fonte.
Após a inauguração houve a brilhante apresentação da Banda Marcial de Bataguassu-MS, todas as apresentações realizadas na inauguração é fruto do trabalho do Diretor de Cultura Douglas José de Souza que há pouco tempo assumiu este departamento e vem trabalhando para trazer diversas atrações culturais para nosso município.
Obra custou o valor de R$ 188.000,00 sendo R$ 149.970,90 – de Convênio Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional emenda do Deputado Estadual Reinaldo Alguz e R$ 38.029,10 de recursos do município. A obra contou com serviços de troca de revestimento cerâmico bem como equipamentos de iluminação, instalações hidráulicas e elétricas referentes a revitalização da fonte.

SÍNTESE HISTÓRICA DE AFONSO JOÃO LOPES

Afonso João Lopes nasceu em Bariri-SP, no ano de 1921 e faleceu no ano de 1998, filho de Augusto João Lopes e Rosa Maria Miqueluchi. Foi casado com a Sr.ª Maura Ariede Lopes, com quem teve cinco filhos Flávio, Sônia, Elisabete, Neli e Roseli, oito netos Flávia Larissa, Gabriel Afonso, Samuel, Daniela Cristina, Paula Renata, Manoel Henrique, Luciana e Fernanda, seis Bisnetos Maria Eduarda, João Felipe, Kaue, João Vitor, Ana Beatriz e Arthur.
Ao chegar em Parapuã no ano de 1947, e tendo herdado de seu pai o espirito empreendedor, fundou a Serraria Santa Terezinha empresa que prosperou por muitos anos no mercado madeireiro, onde enviava suas madeiras através dos trilhos da Fepasa para a capital paulista.
Em 1963, concorreu ao cargo de Prefeito nas eleições municipais, obtendo êxito, (Administração 1964 – 1968). Suas principais obras foram:  investimento em infraestrutura, sendo pioneiro na construção da malha asfáltica do município na época, construção do Complexo Turístico Afonso João Lopes, obra que só pode ser vista nos anais da história através de foto aérea, a qual  está catalogada no Museu Municipal, construções do Estádio Municipal e da Fonte Luminosa, considerada o cartão postal do município, um dos locais mais frequentados por sua exuberância e, por retratar momentos que fazem parte da história do município de Parapuã.