Parapuã, Segunda, 19 de Novembro de 2018

Sexta, 23 de março de 2018 às 10h41

Funcionários Municipais participam de Ciclo de Debates promovido pelo Tribunal de Contas do Estado

Os Funcionários Municipais, Wilson Tersarioli Martelo Chefe Administrativo, Débora Regina Maciel de Lima Contadora, Gustavo Matsuno Câmara Assessor Jurídico e Natalia Duarte de Oliveira responsável pelo controle interno da Prefeitura, participaram nesta quinta-feira (22/03) do 22º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais – 2018, realizado no Centro Cultural Matarazzo e promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Unidade Regional de Presidente Prudente. O objetivo do evento foi discutir temas como criação de ouvidorias, fortalecimento do controle interno, precatórios judiciais, e a Emenda Constitucional nº 99, que regulamento a destinação de recursos públicos para o Terceiro Setor, Aplicação de Recursos no Ensino e sobre as dúvidas recorrentes e entre outros assuntos. O evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas entre prefeitos, funcionários ligados aos setores de controladoria e finanças, vereadores, secretários municipais, gestores e lideranças políticas de todo a região. O presidente do tribunal, Conselheiro Renato Martins Costa, disse que esta é a 22ª edição do Ciclo de Debates, e a primeira de uma série de 11 debates que serão realizados em 2018. “Nosso objetivo é promover melhorias, e imprimir um sentido pedagógico e didático. Quando emitimos pareceres desfavoráveis estamos ajudando os gestores a administrar e evitando que os problemas aumentem”, disse o presidente do tribunal. Ele mostrou exemplos relacionados à fiscalização do Tribunal relacionados aos temas: obra, merenda, transporte escolar, entre outros assuntos. Ele disse que o tribunal faz fiscalização, e que o papel da instituição é contribuir com a sociedade. Ele disse ainda que a emissão de alertas é importante para orientar os administradores. “Fiscalizamos todos os municípios do Estado de São Paulo, exceto a capital, que possui seu próprio Tribunal, e nosso objetivo é apontar as falhas na administração, mas de forma a contribuir para as gestões, com a sociedade e comunidade, afinal ninguém nasceu pronto para ser prefeito, e nosso papel é o de apontamento e orientação”, declarou.