Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 25 de Abril de 2024

Administração e Finanças

Amnap realizará paralisação denominada ‘S.O.S Municípios’

Terça, 28 de outubro de 2014 às 16h27

Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito de Adamantina e presidente da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) realizou um encontro em que foram convocados todos os prefeitos da associação para discutir os problemas enfrentados pelos municípios, principalmente pela queda de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), uma transferência constitucional da União para os Estados, Distrito Federal e municipios, composta de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo a Amnap, os repasses caíram entre 25% a 30% sendo que a distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes.
Os gestores dizem que enfrentam uma crise financeira e que estão com dificuldades em honrar compromissos com fornecedores e funcionários  porque os valores dos repasses estão defasados.
O prefeito de Parapuã Samir Alberto Pernomian, destacou que falta mais  união dos prefeitos para aumentar estes repasses para os municípios da Nova Alta Paulista. “Os problemas das prefeituras são todos iguais, porém, existem aqueles que não buscam por mudanças como esta que estamos tentando fazer. Temos que nos mobilizar juntamente com as outras associações de estados, as contas estão ai para pagar mas como fazemos se os recursos são insuficientes?”, declara.
Osvaldo Benetti, prefeito de Tupi Paulista também relatou a sua indignação. “Eu paguei toda a dívida o ex-prefeito e agora não tenho dinheiro para pagar os fornecedores e o salário dos funcionários, isso nunca aconteceu, estou cortando todos os gastos mas não é o suficiente. E em todos os municípios é a mesma situação, é perigoso nós gestores pararmos na cadeia por não conseguirmos aplicar os investimentos nos setores públicos porque não temos dinheiro. A situação em que vivo no meu município é inédita e lamentável”.
Para o prefeito de Tupã, Manoel Gaspar, os nomes dos prefeitos estão todos com restrições por problemas das prefeituras. “Está uma verdadeira calamidade a situação em que vivemos, todos os dias me passa pela cabeça pedir renúncia, é triste ter que admitir isso. Quem mais poderia nos ajudar que é o Poder Legislativo, é o que mais critica, pois eles sabem da real situação, porém só sabem fazer cobranças”, ressaltou.
Gaspar ainda sugeriu a presença de chefes deosLegislativos em encontros como este para debater o que pode ser feito para o aumento dos repasses.
O prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Theodoro, declarou que foi alvo até de ameaças por parte da população devido às dividas que a prefeitura enfrenta. “Tenho vergonha de andar na rua porque sei que não temos dinheiro para pagar os fornecedores. Este cenário é de desespero visto por todos os gestores da Nova Alta Paulista”, declara.
Após muitas discussões sobre a crise regional dos municípios foi agendada uma manifestação denominada “S.O.S Municípios” para a próxima quinta-feira (30) em que  apenas os serviços essenciais irão funcionar, como atendimento médico e segurança.
Na sexta-feira (31), os chefes do Executivo Municipal vão se reunir em Adamantina, a partir das 9h30, para avaliarem o manifesto e elaborar um documento geral com medidas a serem adotadas por todos. Foi solicitada também a presença do deputado Estadual Mauro Bragato (PSDB) reeleito com 175.839 votos, sendo o mais votado na região.